PÓ DE VIDRO

Um blogue dedicado ao vitral e à fusão do vidro.

SÃO JERÓNIMO (pormenor) – GRACE CATHEDRAL, SÃO FRANCISCO (1966)
Designer Marguerite Gaudin
Fotografia © Willet Hauser Architectural Glass Archives – Filadélfia


Willet Hauser Architectural Glass é uma das grandes oficinas de vitral da actualidade. Nasceu da fusão de dois ateliers com reconhecidos créditos no mundo do vitral, mas, com diferentes percursos: os Willet Studios, desde a sua fundação, sempre estiveram associados a grandes projectos de vitral, a Hauser Art Glass Company, aproveitou a euforia do pós-guerra, concentrou-se no pequeno formato, tornou o vitral acessível e com essa estratégia garantiu o sucesso.

Parte significativa da história do vitral dos últimos 100 anos, nos Estados Unidos, pertence, por isso, aos Willet Studios e à Hauser Art Glass Company. 

DUAS HISTÓRIAS DE SUCESSO

William Willet, um artista muralista, líder no Movimento Gótico Americano, e a esposa Ann Lee, fundaram em 1898, os Willet Studio. Trabalhando inicialmente com o arquitecto Ralph Adams Cram, William começou a produzir vitrais que rivalizavam com o que de melhor havia nas catedrais europeias.

Em 1910, foi convidado a apresentar uma proposta para a janela do coro da Capela dos Cadetes da Academia de West Point. A vitória neste concurso, seleccionou os Willet Studios para projectarem e executarem todos os vitrais da magnífica catedral. Foram 66 anos de intenso trabalho.

Durante a II Guerra Mundial, os vitrais nos Estados Unidos foram negligenciados, com o metal e o vidro a serem racionados devido ao esforço de guerra. Em 1946, após o fim do conflito, em Winona, Minnesota, James E. Hauser viu uma oportunidade de negócio, e fundou a Art Glass Company com o objectivo de ajudar a recuperar, restaurar e proteger todo um vastíssimo património que, após alguns anos de estrangulamento económico, se encontrava completamente degradado.

Em Filadélfia, Henry Lee Willet, filho de William, assumiu a direcção do estúdio após a morte do pai. Sob a sua orientação a empresa expandiu-se e internacionalizou-se. Na década de cinquenta, foi um dos primeiros ateliers a utilizar “billets” na execução de janelas, a laminar vitrais e desenvolveu uma exclusiva e refinada técnica que lhe trouxe grande notoriedade: a  janela esculpida em ouro. 

Sob a liderança de Henry Lee Willet, os Willet Studios tornaram-se conhecidos e respeitados em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, no Winona, a Hauser Art Glass Company continua a crescer, especializando-se nos pequenos formatos. Em 1960, começou a criar, a preços moderados, janelas para  igrejas de bairro, hotéis, restaurantes e casas privadas.

Em 1965, Crosby Willet, neto do fundador, tornou-se o terceiro presidente dos Willet Studios. Sob o seu comando, foram executados vitrais para as maiores igrejas e catedrais americanas, incluindo a National Cathedral de Washington DC e a Saint Mary's Cathedral, em São Francisco.

Em 1977, os Willet Studios tornaram-se uma divisão da Hauser Art Glass Company, e esta tranformou-se no maior atelier de vitral da américa do norte.

Em 1994, James E. Hauser aposentou-se, deixando a continuação da tradição de excelência nas mãos dos  seus dois filhos, James e Michael que conduziram a empresa a um novo patamar de  desenvolvimento e inovação.

Em 2005, mudaram a designação comercial para Willet Hauser Architectural Glass para reflectir com maior precisão a longa parceria na direcção da empresa.

Ao longo de um século, atingiram o incrível número de 20.000 clientes, sobretudo igrejas e instituições.



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